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Ética e integridade

Ética e integridade

ÉTICA E INTEGRIDADE

compromisso com a integridade e transparência.

No Grupo Rodonaves, prezamos por um ambiente íntegro e seguro. O Canal Ético é fundamental para que esse compromisso seja acessível a todos. Aberto a todos, sem exceção, como colaboradores, clientes, parceiros, fornecedores e sociedade em geral, o canal tem como objetivo garantir que relatos sobre violações às normas, leis ou código de conduta sejam realizados com segurança e discrição.

 
No Canal Ético, os relatos podem ser feitos anonimamente ou com identificação, com total proteção contra retaliações. As informações fornecidas são confidenciais, usadas apenas para apuração e análise de cada caso.

 

Imparcialidade e autonomia: 

O recebimento e registro dos relatos são realizados pela Contato Seguro, empresa especializada e independente, assegurando um processo justo e íntegro.

CANAIS

FAQ – Canal Ético Grupo Rodonaves: Tudo o que Você Precisa Saber

 

É uma ferramenta segura e confidencial, gerenciada por uma empresa terceirizada e independente e que permite que você reporte:

  • Denúncias de irregularidades cometidas ou em andamento;

  • Dúvidas relacionadas a ética, integridade, leis e normas internas do Grupo Rodonaves;

  • Sugestões de ações que possam auxiliar a empresa a se manter em conformidade em todos os seus processos. 

Seu principal objetivo é promover um ambiente de trabalho mais ético e transparente, permitindo que a empresa investigue e corrija problemas de maneira eficaz e imparcial.

 

Qualquer pessoa pode utilizar o Canal Ético, desde que, em situações relacionadas a empresa. Isso inclui colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros de negócio e a comunidade em geral. A ferramenta é acessível a todos e tem como objetivo promover um ambiente de trabalho e de negócios mais ético e íntegro.

 

 

Você pode denunciar qualquer descumprimento de legislação, condutas antiética ou irregularidades que violem as normas, políticas internas ou o código de conduta do Grupo Rodonaves, independentemente de você estar diretamente envolvido, ter testemunhado ou que seja apenas uma suspeita fundamentada.

As denúncias geralmente incluem, mas não se limitam a:

  • Assédio e discriminação: Assédio moral ou sexual, preconceito de qualquer tipo (raça, gênero, orientação sexual, religião, etc.).

  • Conflito de interesses: Situações em que interesses pessoais se sobrepõem aos da empresa.

  • Fraudes e corrupção: Suborno, lavagem de dinheiro, desvio de valores e manipulação de registros.

  • Irregularidades financeiras ou contábeis: Manipulação de registros, uso indevido de ativos.

  • Vazamento de informações: Divulgação de dados confidenciais ou sigilosos.

  • Violações de políticas: Conflito de interesses, uso indevido de bens da empresa, desrespeito a normas de segurança.

  • Violações trabalhistas: Condições de trabalho inadequadas, falta de segurança, trabalho infantil ou análogo à escravidão.

Se tiver dúvidas sobre se a situação que tem para compartilhar é ou não uma irregularidade de compliance, caso se sinta confortável, você poderá solicitar auxílio do Embaixador de Compliance de sua localidade.

 

 

Não. O Canal Ético é a ferramenta recomendada para garantir a confidencialidade, o anonimato e a imparcialidade do processo. No entanto, se você se sentir confortável, também pode relatar sua preocupação diretamente ao seu gestor ou ao RH.

O mais importante é que a irregularidade seja reportada para que possa ser apurada e corrigida.

 

 

Sim. Sua denúncia pode ser enviada de forma anônima ou identificada, de acordo com sua preferência. Em ambos os casos, garantimos o mais absoluto sigilo e confidencialidade. Essa flexibilidade existe para que você se sinta seguro e à vontade para reportar qualquer irregularidade, sabendo que o foco da investigação será sempre nos fatos e não na sua identidade.

 

 

Para garantir que o seu relato seja investigado de forma eficiente, é importante incluir o máximo de detalhes possível. Descreva a situação de forma clara e objetiva, incluindo:

  • O que aconteceu? (a descrição clara do incidente ou da irregularidade).

  • Quem está envolvido? (nomes e cargos dos envolvidos, se souber, inclusive de testemunhas).

  • Quando e onde ocorreu? (data, hora e local, sempre que for possível especificar).

  • Existem provas? (indicar ou anexar: documentos, e-mails, fotos, etc.).

Quanto mais informações você fornecer, mais eficaz será o processo de apuração.

 

 

A denúncia é recebida por uma equipe especializada e independente, que garante a confidencialidade e o anonimato (se você optou por ele).

Para que sejam tomadas as medidas necessárias, as informações compartilhadas são tratadas, seguindo algumas etapas:

  • Análise inicial: A denúncia é analisada para verificar a consistência das informações e a necessidade de seguir com um processo de investigação.

  •  Investigação:  Realiza-se uma apuração detalhada para validação da procedência da denúncia, mediante: obtenção de depoimentos de envolvidos e testemunhas, coleta de evidências e análises técnicas.

  • Conclusão e medidas: Com base nos resultados da investigação, os fatos apurados são apresentados a um comitê. Este grupo avalia a situação e, considerando a gravidade e o histórico, recomenda as medidas cabíveis para reparação. Essas ações podem incluir medidas disciplinares, orientações ou a mudança de processos internos para evitar que a irregularidade se repita.

 

As apurações são conduzidas pela área de Compliance do Grupo Rodonaves, que atua de forma técnica, imparcial, independente e confidencial, podendo contar com apoio jurídico ou de áreas específicas, conforme as condutas envolvidas.

 

Não deve. A confidencialidade é essencial para a integridade da investigação. Ao compartilhar que você fez uma denúncia, você pode comprometer a apuração dos fatos e, potencialmente, expor a si mesmo a retaliações. Para sua segurança e para garantir que a investigação seja conduzida de forma eficaz, é fundamental manter sigilo sobre o seu relato.

O anonimato e a confidencialidade são condições que protegem você e o processo. Ao manter o silêncio, você contribui para que a empresa possa apurar a irregularidade de forma segura e justa, protegendo todas as partes envolvidas.

 

 

A empresa se compromete a garantir o sigilo em todas as etapas da apuração. Para isso, são adotadas as seguintes medidas:

  • Termo de Sigilo e Confidencialidade: Todos os envolvido na investigação assinam um documento, com valor jurídico, se comprometendo a manter sigilo absoluto sobre o processo e as informações compartilhadas. O desrespeito a este compromisso é uma infração grave, passível de penalização.

  • Acesso Restrito: O acesso às informações é limitado apenas às pessoas estritamente necessárias para a apuração e avaliação das irregularidades reportadas, protegendo o anonimato do denunciante.

  • Sistema Seguro: A plataforma utilizada é criptografada e possui altos padrões de segurança para proteger os dados.

  • Independência da Equipe: A apuração é conduzida por uma equipe especializada, que atua de forma independente para garantir a imparcialidade.

 

Para garantir a confidencialidade e a segurança do processo de investigação, a empresa não pode fornecer detalhes sobre o andamento ou os resultados da apuração.

No entanto, a plataforma do Canal Ético permite que você acompanhe o status da sua denúncia de forma anônima, utilizando o número de protocolo que é informado ao final do registro de sua denúncia. Assim, você poderá verificar se o caso está "Em análise", "Em investigação" ou se já foi "Concluído", sem ter acesso a informações sigilosas.

O foco é a apuração dos fatos de forma segura e discreta, sendo assim, por questão de confidencialidade e proteção das partes envolvidas, não serão divulgados detalhes da investigação ou das medidas aplicadas.

 

Não. Você não sofrerá nenhuma punição, desde que sua denúncia tenha sido feita de boa-fé, ou seja, com base em fatos que você acredita serem verdadeiros.

O canal foi criado para encorajar a comunicação de irregularidades. O objetivo é apurar os fatos e não punir o denunciante, mesmo que a investigação não confirme a sua suspeita.

No entanto, é importante ressaltar que denúncias feitas de má-fé, com o intuito de prejudicar ou difamar alguém, são passíveis de responsabilização.

 

Não. O sigilo e a confidencialidade são garantidos em todas as etapas do processo. Sua identidade será mantida em absoluto segredo, a menos que você opte por se identificar, ainda assim, somente a área de Compliance terá essa informação.

Se você optou por fazer uma denúncia anônima, todas as informações que possam levar à sua identificação serão omitidas e protegidas. O foco da apuração é nos fatos relatados, não em quem os reportou.

 

 

Não. A empresa garante a proteção total contra qualquer tipo de retaliação a quem utiliza o Canal Ético de boa-fé. Qualquer ato de retaliação, como intimidação, perseguição ou discriminação, é uma violação grave de nossa política e será investigado e punido. Caso você sinta que sofreu algum tipo de represália após uma denúncia, pode (e deve) reportar novamente ao Canal Ético.

 

Depende da situação. Geralmente, a pessoa denunciada só é informada do caso se a investigação apurar indícios de irregularidade e houver a necessidade de esclarecimentos, dando a ela a oportunidade de apresentar sua versão dos fatos. Sempre que a denúncia for confirmada, resultará na aplicação de uma medida disciplinar, momento em que o denunciado será devidamente informado.

Independente da situação, a apuração ocorre com sigilo e respeito, preservando a integridade de todos os envolvidos.

 

 

Denunciar é um ato de coragem, ética e responsabilidade.

 

Telefone

Atendimento 24h/7 dias da semana e ligação gratuita. 

WhatsApp

Faça ou acompanhe sua denúncia pelo WhatsApp com o apoio de IA generativa.

E-mail

Envie seu relato por e-mail, garantindo total confidencialidade e sigilo. 

Formulário de relato no Portal do Canal Ético 

Acesse o portal e preencha o formulário com as informações necessárias. Você pode se identificar ou seguir com o relato de maneira anônima, se preferir.

documentos

Código de conduta ética para terceiros

Definimos nossa forma de atuação com base em valores e princípios éticos que esperamos sejam compactuados e aplicados nas relações com fornecedores e parceiros de negócios, neste sentido, para formalizar as diretrizes desta interação, apresentamos nosso Código de Conduta Ética para Terceiros.

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Código de Conduta

Definimos nossa forma de atuação perante a sociedade com base em valores e princípios éticos e, estabelecemos nosso Código de Conduta contando que seu conteúdo seja refletido nas atitudes de nossos colaboradores, pois todos temos a responsabilidade de conduzir as relações de forma justa e respeitosa.

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Política de Anticorrupção

Expressamos nosso compromisso de atuar com integridade e transparência, zelando pelo cumprimento da lei anticorrupção, e esperamos de todos nossos colaboradores e terceiros o cumprimento das diretrizes e procedimentos estabelecidos nesta Política.

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Política de Brindes, Cortesias, Doações e Patrocínios

Visando conduzir relações comerciais com base nos princípios de integridade e transparência, evitando conflitos de interesses que possam impactar em nossas decisões, apresentamos nosso posicionamento em relação a concessão e recebimento de brindes, cortesias, doações e patrocínios.

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Política de Combate ao Assédio e Discriminação

Comprometidos em combater todas as formas de discriminação e assédio, visando promover um ambiente de trabalho seguro, íntegro e respeitoso, estabelecemos e compartilhamos diretrizes para assegurar a plena compreensão do tema a todos nossos colaboradores, prestadores de serviços e parceiros de negócio.

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Política de Segurança da Informação

Política que tem o objetivo de estabelecer diretrizes, procedimentos e mecanismos para garantir a segurança da informação nas empresas do Grupo Rodonaves, protegendo a integridade, confidencialidade e disponibilidade, se aplicando a todos os colaboradores, terceiros e prestadores de serviços do Grupo Rodonaves

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Lembramos que o Canal Ético não é destinado a dúvidas, sugestões, críticas ou pedidos de informações. Para essas questões, utilize nosso Canal de Atendimento: